Saiba a importância da matéria seca para a pecuária.
O SORGO pode aumentar a produtividade de leite e de carne.
Saiba como aumentar a produtividade de leite e de carne ao alimentar seu rebanho com a silagem de sorgo.
No Brasil, a plantação de sorgo está sendo cada vez mais utilizada com o objetivo de fazer silagem, pois produz uma alimentação de alto poder energético e nutricional para o rebanho, que resulta em aumento na produtividade de leite e carne. Agrega ainda, outras tantas vantagens, como apresentar baixo custo de produção em relação ao milho, não precisa de muita adubação ou aditivos e é uma forrageira que se desenvolve muito bem em climas de temperaturas elevadas, climas secos, nos quais a maioria das outras forragens não se adapta.
O processo de ensilagem do sorgo, para obter o maior rendimento e valor nutricional, deve ser acompanhado com atenção para:
-
a idade de corte, quando os grãos estiverem no estágio entre o pastoso e o farináceo,
-
altura da tosa, entre 30cm a 40cm do nível do chão,
-
teor de 28% a 35% de matéria seca ao ser colhido,
-
as partículas devem ter de 0,5cm a 2cm para disponibilizar os carboidratos solúveis e melhorar a compactação,
-
escolher variedades de sorgo que contenham o mínimo possível de teor de tanino, pois é fator importante para a melhora na digestibilidade do animal.
Dica da Primus:
Fique atento: o sorgo, para ter um bom desenvolvimento e produtividade, se adapta bem às temperaturas médias superiores a 21ºC. Aqui no Brasil, as regiões Centro-Oeste e Nordeste são as que mais produzem.
#silagem #ensilagem #sorgo #vantagensdosorgo #alimentacaoruminantes #produtividadedeleite #produtividadedecarne